5 passos indispensáveis para escolher o imóvel ideal

Encontrar o seu novo lar, doce lar é uma tarefa que exige muita pesquisa e paciência. Seguindo as dicas abaixo, você garantirá a aquisição do imóvel ideal para o seu sonho.

 

1. O que examinar durante as visitas

Quando for conhecer um imóvel do seu interesse, leve uma fita métrica, caderno e caneta. A cada visita, faça anotações com as dimensões de todos os cômodos. Você vai precisar disso para saber se os móveis que tem em sua casa atual caberão no novo imóvel ou, até mesmo, para mensurar a compra de novos móveis. Aproveite para tirar muitas fotos.

Anote os pontos positivos e negativos, abrangendo aspectos internos e externos, como vizinhança, localização, estabelecimentos próximos e tudo o mais que você verificar durante a visita. Todas essas informações ajudarão na decisão final.

É importante também visitar os imóveis de interesse em diferentes horários do dia. Assim, você terá mais informações sobre a incidência de sol nos cômodos, o trânsito, se existe algum comércio que faz bastante barulho em determinados períodos do dia etc.

2. Analise as características dos bairros de interesse

Já definiu os imóveis favoritos da lista? Comece a estudar a localização em mais detalhes. Pesquise a infraestrutura da região, conheça as opções de comércio e serviços disponíveis por perto, como hospitais, supermercados, farmácias, escolas e pontos de ônibus.

Informe-se sobre a locomoção de sua casa para os lugares que você precisa ir frequentemente. Escolha um horário de pico no trânsito para verificar o tempo que leva para chegar do imóvel até o seu trabalho, por exemplo. Assim, é possível calcular quanto tempo será gasto com trânsito diariamente.

Busque informações relacionadas a segurança no bairro. Pesquise por índices de criminalidade, converse com a vizinhança e com os comerciantes próximos.

3. Investigue sobre a valorização do imóvel

Esta etapa é um pouco mais complicada, mas muito importante para poder prever se o imóvel do seu interesse será valorizado nos próximos anos. Busque informações e notícias sobre o mercado financeiro da região. Verifique se estão planejando a construção de shoppings e mercados, pesquise se há grandes empreiteiras construindo estabelecimentos nos arredores. Isso é um indicativo de que o bairro será mais valorizado em alguns anos.

Analise a aparência de casas e prédios na vizinhança. Se eles estiverem com um aspecto de abandonados ou que não passam por reparos, isso irá interferir diretamente na depreciação do imóvel do seu interesse.

4. Planeje como estará sua vida em alguns anos

Para ajudar a definir o imóvel ideal, você precisa pensar nos seus planos para o futuro. Se pretende ter filhos, é fundamental procurar por um lugar com mais quartos. Por exemplo: se você não pretende continuar no seu emprego atual por muito tempo, o trânsito não deve ser uma das prioridades na escolha do imóvel, considerando que em pouco tempo você mudará essa situação.

5. Escolha de acordo com o seu orçamento

Antes de fechar negócio, você precisa ter a certeza de que conseguirá bancar o imóvel dos sonhos sem passar por grandes apertos. Se a opção será fazer a compra com um financiamento, faça o planejamento dos seus gastos mensais antes de fechar um compromisso que será difícil de cumprir nos próximos meses.

Pense também nas despesas que você terá morando no novo imóvel. Inclua as contas de água, luz, condomínio, IPTU, diarista, produtos de limpeza e, até mesmo, os gastos com transporte.

 
Percebeu que comprar o imóvel perfeito requer muita dedicação, não é mesmo? Mas pode ter certeza que acompanhar esse passo a passo ajudará você a tomar a decisão certa para realizar seu sonho e garantir que o novo lar estará de acordo com o que você precisa para o seu futuro.

Hey! Fale conosco.
Podemos ajudar?

Agende uma visita!