fbpx

Arquitetura brutalista - A beleza Inacabada

Apesar do termo ser recente, a arquitetura brutalista foi muito utilizada em meados do século XX, e hoje voltou com grande tendência e fonte de inspiração para arquitetos e decoradores.

O brutalismo é uma derivação do modernismo e minimalismo, que teve seu ápice no período pós guerra e consiste em uma estética crua, destacando concreto, pilares, colunas, blocos maciços e um visual de obra inacabada.

Diante da destruição sofrida pelos ataques na 2ª Guerra Mundial, deixou-se de lado a estética refinada e priorizou-se a funcionalidade e o valor dos materiais nas construções. Os edifícios não eram nada além do que tinha como função – abrigar pessoas e coisas. Os acessórios e decorações também foram rejeitados.

Uma das construções mais famosas e impressionantes da arquitetura brutalista é o Complexo Habitat 67 em Montreal, no Canadá, construído criado pelo israelense Moshe Safdie, construído em 1967.

Arquitetura brutalista - Ogliari Construtora

Imagem via Metaloscus

Originalmente, o conjunto possuía 158 apartamentos e 354 blocos pré-fabricados de cimento. Aqui no Brasil, uma das obras construídas no mesmo estilo é o Museu de Arte moderna no Rio de Janeiro.

https://www.instagram.com/p/BTANPNyDBNV/

Apesar do estilo brutalista ser aplicado em construções no período pós guerra devido à escassez, o estilo também foi aplicado em residências, utilizando os mesmos preceitos estruturais, sendo possível garantir um ar moderno nas construções.

Ogliari Costrutora

Cure Salon Monsieur

 

Por que adotar a arquitetura Brutalista?

 

O brutalismo é o tipo de arquitetura inteligente. O design é tão bonito e ao mesmo tempo tão funcional, que não precisa de muita coisa, afinal o projeto arquitetônico é o grande protagonista.

O estilo também conversa com o minimalismo, usando o mínimo de materiais, revestimentos, pinturas e adereços na decoração. Essa simplicidade monocrática é extremamente elegante.

https://www.instagram.com/p/BsB-z46gwqk/

O melhor deste estilo, é que ele pode ser usado em qualquer ambiente da casa. É imponente, futurista e cool ao mesmo tempo – por conta dos volumes maciços, estruturas aparentes e concreto.

Ogliari Construtota

Imagem via Pinterest

Ogliari construtora

Imagem via Pinterest

Ogliari construtora

Imagem via Pinterest

Você pode conferir algumas construções no estilo brutalista na série “As Casas Mais Extraordinárias do Mundo”, disponível na Netflix.

Arquitetura Brutalista - Ogliari Construtora

WhatsApp

Hey! Fale conosco.
Podemos ajudar?

Agende uma visita!