Um novo conceito de apartamento alto padrão

Conceito de otimização aplicado em Condomínios: saiba as vantagens

Otimizar é tornar melhor, no sentido de mais proveitoso, elaborar de forma a ter o melhor retorno possível nas condições disponíveis. Nesse sentido, o conceito de otimização aplicado à construção civil, e mais especificamente em condomínios, busca por meio desse processo trazer diversas vantagens e benefícios na prática e dia a dia dos moradores. Veja alguns nos tópicos a seguir.

 

As plantas

Plantas otimizadas significam pensar os espaços e disposição dos cômodos estrategicamente, e até mesmo a posição dos móveis. Para isso, existe todo um trabalho de planejamento e muitos projetos construtivos desenvolvidos nos bastidores, somente assim é possível chegar no melhor resultado, que permita o melhor aproveitamento de espaços possível. Isso tanto para o interior dos apartamentos quanto as plantas do condomínio como um todo.

Redução de custos

Além da disposição dos cômodos em cada andar do prédio, a escolha de quais cômodos farão parte da estrutura também pode ter o conceito de otimização aplicado. Na prática, sabe-se que quanto mais “áreas de uso comum”, serão também proporcionalmente mais altos os custos de manutenção, ou seja, as taxas de condomínio. Então, otimizar nesse caso seria reduzir a variedade desses locais e manter apenas o que for mais indispensável, trazendo assim uma grande vantagem: a economia financeira para os moradores. Claro que essa escolha por um condomínio com mais ou menos locais de uso comum depende muito da personalidade e estilo de vida de cada condômino, que deve se ater ao que é sua prioridade no momento: uma maior diversidade em lazer residencial ou menores custos com moradia.

Sustentabilidade

Ainda falando sobre otimização, podemos introduzir um outro conceito: a sustentabilidade. O sustentável é justamente o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, causando o menor impacto possível, priorizando a disponibilidade futura desses mesmos recursos e garantindo vantagens para a sociedade. Nesse sentido, algumas atitudes simples podem fazer grande diferença na prática, que é o caso da captação de energia solar e uso de água da chuva, por exemplo, que além de preservar recursos naturais, tanto a água potável quanto a energia elétrica, ajudam a reduzir também os custos com condomínio.

 

Como se vê, as possibilidades de um condomínio otimizado são muitas, e na prática podem trazer diversos benefícios. Uma excelente opção é o nosso mais novo lançamento aqui na Ogliari: Inspira Residencial, um condomínio que tem como maior missão inspirar os seus moradores.

WhatsApp Fale com a nossa equipe