Um novo conceito de apartamento alto padrão

Conforto acústico nas tubulações hidráulicas

Uma das grandes preocupações relacionadas à privacidade quando se mora em condomínio são os ruídos. Mesmo em uma vizinhança colaborativa em que predomina a boa educação, existem certos tipos de sons que são naturais no ambiente do lar, e que somente um projeto de construção bem elaborado e bem executado pode atenuar.

Um desses casos é a tubulação hidráulica. Os sons da água encanada para torneiras e chuveiros, ou mesmo as descargas e esgoto sanitário, naturalmente produzem sons que, sem o devido tratamento, se tornam bastante audíveis e desconfortáveis aos ocupantes. Neste caso das tubulações, acaba sendo um problema até maior entre os cômodos de um mesmo apartamento, sobretudo durante a noite, e especialmente quando há crianças e idosos, que acabam tendo seu descanso interrompido.

Nesse sentido, a técnica de conforto acústico aplicada às tubulações é um grande alívio ao problema.

 

Como funciona?

Existe mais de um material ou combinação da materiais que podem ser utilizados para revestir as tubulações e reduzir esses sons. A linha de tubulações especial Redux, da TIGRE, é especializada na contenção de ruídos, e altamente conceituada no mercado por usa eficiência prática.

Outra técnica importante é a utilização da chamada manta acústica, conforme a seguir:

Tubulações horizontais:

Revestimento das tubulações com Lã de pet, manta asfáltica, com auxílio das abraçadeiras de sustentação;

Tubulações verticais:

Manta acústica + tela de sustentação.

Esses materiais próprios têm a capacidade de reduzir ruídos aéreos causados pela passagem de fluidos na tubulação, e também reduzem vibrações, o que torna o processo ainda mais eficaz. A Ogliari se utiliza de ambas as técnicas em seus projetos, com vista a entregar altos padrões de qualidade em todos os detalhes, inclusive no tratamento sonoro.

WhatsApp Fale com a nossa equipe