fbpx

Um novo conceito de apartamento alto padrão

Fique atento: o que avaliar ao pegar as chaves do seu novo imóvel

Depois de muita pesquisa, visitas ao imóvel, comparações e assinatura do contrato, é a hora de pegar as tão esperadas chaves da casa própria. Mas você sabe o que avaliar nesse momento?

Para te ajudar, trouxemos 5 dicas do que se deve ficar atento ao adquirir um novo imóvel.

 

1. Estude o Memorial Descritivo

O Memorial Descritivo é um documento onde constarão todas as informações sobre o imóvel que será entregue pela construtora. Nele estão descritas, por exemplo, as especificações de materiais, revestimentos, dentre outras coisas, informadas no momento da venda. É importante que o cliente leia atentamente o Memorial ao adquirir o imóvel na planta, para saber o que exatamente ele está comprando, e também para conferir se tudo o que foi prometido no documento foi realmente entregue pela construtora.

 

2. Fique atento às áreas externas

A vistoria deve começar antes mesmo de entrar no imóvel. Veja se a numeração da sua caixa de correio está correta, se a porta está abrindo corretamente e se o interfone e a campainha funcionam corretamente. Verifique também a iluminação do pátio, garagem e áreas comuns. Veja se as garagens estão com a numeração correta e livre de obstáculos.

 

 

Não esqueça de vistoriar as lixeiras – há condomínios que as mantém trancadas e é necessário possuir uma chave para ter acesso. Se este for o caso, solicite à construtora uma cópia.

 

3. Verifique as portas e janelas

É importante testar todas as portas e janelas. Conferir se não estão com imperfeições ou dificuldade de abrir e fechar. Se houver algum problema como dados ou arranhões, vale pedir o reparo ou a troca do item. Teste as chaves em todas as portas, veja se os vidros não estão trincados e se possuem uma boa vedação.

 

4. Pisos, azulejos e revestimentos

Vale olhar estes itens com bastante atenção. Se eles apresentarem manchas, riscos, lascas, troca de tonalidade e de material sem constar no manual descritivo, peça imediatamente o reparo. O mesmo vale para os rodapés .

Ainda com relação ao piso, vale atentar para a queda de água nos banheiros, que para facilitar as lavagens ou possível problema de vazamento no futuro, deve estar direcionada para o ralo instalado e para o interior do banheiro, e nunca em direção à porta, pois isso fará com que a água chegue ao cômodo adjacente.

Esta é uma falha oculta que pode trazer sérios problemas. Para percebê-la, é necessário fazer o teste com água (jogando água no chão para visualizar se ela corre para o local correto), ou então há o teste com bolinhas de gude, que também é bastante utilizado.

 

5. Pontos de eletricidade

Todos os pontos de eletricidade devem ser avaliados ao pegar as chaves do imóvel. Verifique cada um dos bucais com uma lâmpada e cada uma das tomadas com o auxílio de um aparelho eletrônico. Verifique também os quadros de luz e disjuntores. Estes devem estar funcionando e identificados um a um. Caso a energia elétrica ainda não esteja ligada, solicite uma nova visita após o ligamento.

 

WhatsApp Fale com a nossa equipe