fbpx

Um novo conceito de apartamento alto padrão

Compatibilização de projetos na construção civil

A compatibilização de projetos trata justamente disso, adequar os diversos projetos de construção uns aos outros, evitando interferências durante o processo construtivo.

 

Como funciona

A construção de qualquer empreendimento demanda uma variedade de projetos diferentes, como: estrutural, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, arquitetônico, entre outros. Todos esses projetos são aplicados à obra de forma conjunta e, se não planejados corretamente, podem acabar interferindo e limitando um ao outro, em outras palavras, ficando “no caminho” um do outro.

É necessária a organização de todos eles de forma que cada um ocupe um espaço específico, e não avance ou prejudique os demais.

Quando não existe o planejamento e preocupação devidos com essa etapa tão importante,  acaba-se optando por soluções “rápidas” que, em um primeiro momento parecem resolver, mas em longo prazo acarretam ainda mais problemas de incompatibilidade.

 

Problemas de pular esta etapa

A não adequação prévia dos projetos acaba gerando retrabalho, ou seja, cada interferência não prevista anteriormente demandará que algum ou diversos trabalhos sejam refeitos. Isso, além da perda de tempo, gera um desgaste desnecessário à mão de obra, desperdício de materiais, e diversas consequências decorrentes.

Com isso, o processo de compatibilização exige um trabalho inicial, mas que compensa todos os possíveis imprevistos que surgiriam na falta dele. Assim sendo, traz muitas vantagens:

Economia no orçamento: aquisição de novos materiais e processo de descarte dos materiais desperdiçados;

Cumprimento de prazos: cada trabalho que precisa ser refeito acaba atrasando todo o processo. Isso, ao fim da obra, pode acabar gerando um atraso de várias semanas ou mesmo meses;

Economia na mão de obra: isso porque cada vez que um trabalho precisa ser refeito, a mão de obra é desgastada três vezes – primeiro, para fazer; segundo, desfazer o que foi feito errado; terceiro, fazer mais uma vez, agora de forma correta. E pode ainda haver mais retrabalho se não for planejado de forma correta novamente.

 

Além desses pontos, vale destacar que a compatibilização de projetos representa ainda um passo a frente em organização, planejamento inteligente, e interfere diretamente na construção de bons resultados.

WhatsApp Fale com a nossa equipe