fbpx

Um novo conceito de apartamento alto padrão

NOVEMBRO AZUL: Nós apoiamos essa ideia

O NOVEMBRO AZUL é um movimento presente em diversos países, cujo objetivo é atentar para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem homens, em especial o câncer na próstata.

O movimento surgiu em 2003, na Austrália, quando dois amigos decidiram levantar fundos em apoio ao combate do câncer na próstata. A proposta da campanha era deixar o bigode crescer como forma de representar a causa, e recolher de cada voluntário 10 dólares, que seriam então destinados a combater a doença. Já no ano seguinte, eles criaram a Fundação Movember, com uma plataforma online para divulgar as fotos dos novos bigodes e arrecadar fundos por meio de doações. Por isso o ícone de um bigode é tido como um símbolo do Novembro Azul. Depois, o laço azul também foi aderido à campanha, tal qual o laço rosa em Outubro.

A partir daí, o movimento dos dois amigos foi alcançando diversos outros países, e inspirando outras ações também em prol da mesma causa. É importante toda a publicidade que gera em torno do assunto, incentivando homens a dar mais atenção aos cuidados e exames preventivos; e também as doações arrecadadas nesse período, que são encaminhadas aos serviços de pesquisa, diagnóstico e tratamento.

 

No Brasil

No Brasil, o Novembro Azul foi idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. E além do objetivo central, que é a prevenção do câncer na próstata, a ideia é chamar também a atenção para os cuidados com a saúde masculina como um todo. O Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA) também presta apoio à causa, com a divulgação de informações atualizadas sobre o assunto.

 

A Doença

O câncer na próstata provém da multiplicação anormal de células da próstata, formando um tumor. A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto e abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Ela é responsável por produzir parte do sêmen, um líquido específico cuja função é nutrir e proteger os espermatozoides.

Este é o segundo tipo mais comum de câncer presente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Ministério da Saúde, na maioria dos casos a doença se desenvolve de forma lenta e não ameaça a vida do homem. Já em outros casos cresce rapidamente e alcança mais órgãos, levando a óbito. Porém, não há como prever qual será o caso de cada paciente, por isso a necessidade de informar-se e cumprir os exames preventivos, recomendados pela autoridade médica.

Existe tratamento para a doença, e é oferecido no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A Ogliari

Aqui na Ogliari, nosso objetivo é demonstrar apoio a esse movimento tão importante, dando destaque e levando a ideia adiante.

 

WhatsApp Fale com a nossa equipe