fbpx

Um novo conceito de apartamento alto padrão

Tecnologia BIM aplicada à construção

O Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, em português, é o mais novo e eficiente conceito de projetos para a construção civil. Trata-se de uma ferramenta que permite a modelagem desses projetos em 3D, em substituição às usuais representações planificadas, e uma completude de informações integradas. Em outras palavras, permite uma prévia digital completa do empreendimento, com todos os seus detalhes construtivos.

 

Como funciona

As obras mobilizam uma grande quantidade de materiais, esforços e serviços em sua execução. E agregar todas essas providências se torna uma tarefa multidisciplinar, ou seja, exige a colaboração de diversas partes. Dessa forma, a cada novo empreendimento a construtora precisa reunir inúmeros documentos, dados e informações acerca de todos esses diferentes processos envolvidos na construção.

Nesse sentido, o BIM permite, além de uma melhor apresentação visual do projeto, a concentração de todas essas informações, das diversas atividades, em um só lugar e de forma detalhada, estando disponíveis para o uso de todos os profissionais envolvidos, sejam engenheiros, arquitetos, gestores de suprimentos, etc., todos falando a mesma linguagem.

Na prática, o modelo permite trabalhar os projetos conjuntamente por diversos profissionais, cada um adicionando os dados pertinentes a sua área e verificando todas as atualizações em tempo real.

O mais interessante é que além do básico em projetos, como medidas e dimensões, localização dos tubos hidráulicos, gás e afins, o BIM ainda agrega informações adicionais e muito mais aprofundadas, como os tipos e quantidades de mão de obra e insumos utilizados, custos, propriedades específicas (térmicas, acústicas, por exemplo), e etc.

Em resumo, tanto essa maior precisão de detalhes quanto a integração de informações garantem aos projetos uma melhor interoperabilidade, evitando problemas como atrasos e/ou erros de comunicação, e consequentemente trazendo economia de tempo de trabalho e redução dos custos.

Em resumo, o BIM é o que há de mais sofisticado no ramo da construção civil. Devido à sua eficiência, tem cada vez mais se disseminado entre os principais softwares utilizados pela engenharia e arquitetura, oferecendo muito mais facilidade e precisão aos seus usuários.

 

Vantagens

– Cumprimento das datas estipuladas no cronograma de obra;

– Oportunidade de testar soluções previamente;

– Melhor visualização, compreensão e revisão dos projetos. Permite avaliar alternativas para otimização de recursos e processos;

– Comunicação mais eficiente entre os envolvidos no projeto, melhor fluência nas informações compartilhadas;

– Todos esses pontos garantem projetos mais organizados, o que irá refletir na segurança e qualidade da construção final.

 

Tela do software Revit, com aplicação de BIM

WhatsApp Fale com a nossa equipe